DesignNamelesS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» It's my turn!
Call of Cthulhu EmptyQua 22 Jul - 17:10 por Shinji Ikari

» Qual é o nome dessa fonte?
Call of Cthulhu EmptyQui 14 maio - 14:04 por Mike22

» Puta mundo injusto...
Call of Cthulhu EmptyTer 20 Ago - 0:39 por Shinji Ikari

» Desafio Logo Squiak
Call of Cthulhu EmptySex 6 Jul - 19:41 por rcmcastro

» Desafio Logo Squiak
Call of Cthulhu EmptySex 6 Jul - 19:39 por rcmcastro


Call of Cthulhu

5 participantes

Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Call of Cthulhu

Mensagem por Aria Sanrevelle Qui 17 Jul - 13:02

Então meus caros, resolvi postar outro sistema muito pouco conhecido, e que chegou a mim recentemente. Mas já considero um dos mais fantásticos que já vi. Trata-se de um jogo que está em sua 6a Edição e que é vendido desde 1975.

Call of Cthulhu não é muito conhecido no Brasil por não ter uma versão em português. Recentemente, a Devir prometeu retificar esse absurdo e uma tradução está sendo feita para ser lançado ainda esse ano, quem sabe?

Ele foi inspirado nos famosos contos do escritor inglês H.P.Lovecraft, talvez nunca tenham ouvido falar, mais ele foi um dos mais importantes autores de ficção, terror e fantasia, e em minha opinião da um banho em Poe.

Vou colocar alguns PDFs aqui:

Esse é a história do Chamado de Cthulhu, em portugues
E esse é um conjunto de 59 contos também em portugues

A História:

Os mitos de Cthulhu, são formados por uma imensidão de seres malignos, poderosos e ferozes ao extremo, que podem, e querem destruir a humanidade. Tais entidades alienígenas para nossos padrões vieram de outras realidades, dimensões, sistemas e no passado andaram livremente pela Terra, sendo cultuados como deuses pelos humanos. Por centenas de anos eles construíram monumentos colossais, e tão colossais quanto eram as guerras entre eles. Eles reinaram sobre os humanos e deixaram conhecimentos profanos. E então algo aconteceu, alguma força cósmica, mais poderosa que eles, os obrigou a se esconder em fortalezas subterrâneas, submersas e em lugares ermos longe das vistas de todos. Assim eles esperaram pacientemente o despertar, para que pudessem se libertar de suas fortalezas.

”Apenas quando as estrelas no firmamento estiverem em uma posição correta eles poderão deixar suas prisões ancestrais e nesse momento a humanidade será riscada da existência.”

Call of Cthulhu é um jogo investigativo.

O RPG representa uma realidade maligna e caótica, aonde chegamos a conclusão de que não estamos sozinhos no mundo, e que grandes eventos estão prestes a acontecer. Logo o jogo se passa em uma atmosfera pesada, sentida pelos jogadores.

No jogo você é uma pessoa comum. A diferença é que você cruzou com a verdade em algum momento por alguma razão, e agora você Sabe. Seu mundo nunca mais será o mesmo. O fato é que agora você tem de enfrentar esse mal ancestral e tudo aquilo que o circunda, ídolos, cultos, criaturas das trevas, feiticeiros, e por ai vai.

Agora tente sentir: você enfrenta riscos e você é alguém comum, mas vivendo uma realidade desesperada, encarando ameaças implacáveis, cada encontro é um perigo esmagador.
Você tem de saber quando fugir, quando pedir socorro, quando lutar, quando não há escapatória e principalmente, tem de ser criativo. Pois está acima de tudo, sozinho.
Cada sessão é uma roleta russa, cada passo deve ser medido e calculado, pois pode ser o ultimo, nunca se sabe o que esperar.

Se as ameaças físicas já são desesperadoras, você vai ainda vai enfrentar um outro obstáculo, sua sanidade. Entrar em contato com o Mal pode ser uma experiência traumática. A mera visão destes seres é o bastante para arrastar um homem equilibrado e sensato ao abismo da loucura. Durante todo o jogo os investigadores de Cuthulhu irão enfrentar uma espiral de insanidade, e a medida que sua própria razão se deteriora as perturbações mentais surgem. O sistema de sanidade do Cuthulhu permite que os jogadores interpretem a queda gradual de loucura que devora suas mentes.

As aventuras praticamente sempre, giram em torno de algum mistério, um enigma, estranhos acontecimentos que de alguma forma vai envolver seus personagens e os fará investigadores.
Esses mistérios são pontuados por um clima sobrenatural de horror e surrealismo.
Cultos malignos seqüestram pessoas as sacrificando em altares profanos, seres de outras realidades são invocados e fogem do controle, cidades perdidas são encontradas por arqueólogos que descobrem artefatos antigos ligados aos mitos. Livros malignos caem em mãos erradas e a proximidade do alinhamento fatal ameaça colocar a humanidade em cheque. As oportunidades para aventuras e personagens são inesgotáveis.

O fato é que muito além dos combates é o conhecimento que pode salvar sua vida, neste jogo um soldado marombado carregado de armas de fogo pode não agüentar os horrores do que vai enfrentar e estar em grande desvantagem perto de um velho arqueólogo barbado. O que conta é o conhecimento a inventividade e a criatividade.

O jogo permite que as aventuras sejam feitas no final do século XIX, nos anos 20, ou na época atual. O que importa é que em todos os casos a influencia do mito está entre nós.
E eles estão prestes a se despertar.

O sistema:

É bem simples. O sistema funciona em cima de porcentagens, cada requisito da ficha é feito em cima de uma porcentagem, que resolve tanto testes convencionais como dirigir um carro, quanto decidir os rumos de um combate usando-se uma metralhadora Thompson.

Utilizamos um D10, que é um dado de Dez lados pra quem não sabe. E cada número corresponde a uma porcentagem (20= 20%; 30 =30%) pra ser um sucesso o numero tem de ser menor ou igual a porcentagem que consta na sua ficha, caso seja um numero maior é um fracasso.
Existem regras especiais claro, mas este é o norteador do jogo.

Qualquer duvida ou curiosidade, fiquem a vontade para perguntar, meu desejo é arrastar novos fãs a esse mundo obscuro![/justify]


Call of Cthulhu Cthulhu1

Call of Cthulhu Cthulhu_800

Call of Cthulhu Cthulhu

Eis as fichas, e a forma de preenchê-la é a seguinte.
Ficha-frente1
Ficha- costas2


Começamos pelo cabeçalho, nome oculpação, nacionalidade, ou seja o básico de toda ficha.

Depois para Characteristics and rolls, onde a distribuição de pontos é feita assim:

STR, CON, POW,DEX, APP = 3D6
SIZ, INT = 2D6 6
EDU = 3D6 3
SAN = POW x5
Idea = INT x5
Luck = POW x5
Know = EDU x5
Hit Points = (CON Size) / 2
Occupation Skill points = EDU x20
Personal interest Skill points = INT x10


Occupation seria sua profissão, sua ocupação e conhecimentos adquiridos através do estudo.

Personal interest seria conhecimento adquirido pela vivencia, sem ser através do estudo.


Então você passa para investigator Skills, onde de acordo com o valor obtido em Occupation e Personal interest, você monta o personagem. Sua profissão, suas habilidades e tudo mais.

Lembrando que você compra as características pensando que cada 1 ponto colocado, é equivalente a 1%. Algumas características já tem porcentagens, vc pode aumentá-las ou jogar com elas assim mesmo.

Mais abaixo estão as armas.

Na outra ficha, que seria a parte de trás, existe um outro cabeçalho, e lá é onde você detalha seu personagem, e a completa durante o jogo.


Última edição por Aria Sanrevelle em Dom 20 Jul - 23:13, editado 3 vez(es)
Aria Sanrevelle
Aria Sanrevelle
Técnico
Técnico

Número de Mensagens : 359
Idade : 35
Data de inscrição : 02/12/2007

http://ephraimsidhe.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Shinji Ikari Dom 20 Jul - 21:10

Não tem uma ficha aí pra mostrar pra galera Aria?
E um exemplo de combate seria legal também, a história é boa e poderíamos até jogar no fórum afinal pelo que explicou do sistema parece bem simples.
Shinji Ikari
Shinji Ikari
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 833
Idade : 35
Data de inscrição : 02/12/2007

https://nameless.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Elëssar Dom 20 Jul - 22:38

Regressei \o/

Bom, posso ajudar com o jogo, caso for preciso... Afinal, eu jogo Very Happy !!!
Elëssar
Elëssar
Freelancer
Freelancer

Número de Mensagens : 152
Idade : 32
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por fRoG Dom 20 Jul - 22:46

Nossa, exelente apresentação do sistema. Parece MUITO bom mesmo de se jogar, totalmente obscuro. Gostei.
fRoG
fRoG
Amador
Amador

Número de Mensagens : 128
Idade : 35
Data de inscrição : 07/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Elëssar Seg 21 Jul - 0:01

Pra galera que não tiver problemas com cenários em inglês, seria interessante dar uma olhada na página da Chaosium (www.chaosium.com) na seção Downloads. Podemos também encontrar material na página www.yog-sothoth.com ...

Espero ter ajudado quanto a isso, irei providenciar um exemplo de combate em breve ((como foi pedido por Ikari)).

Sanrevelle: Utilizamos um D10, que é um dado de Dez lados pra quem não sabe.

Na verdade minha cara, usamos 2D10, para efetuarmos lançamentos correspondentes à porcentargem... Então precisamos de um D10 disposto em dezenas ((até 100)) , e outro D10 numerado até 10. Very Happy


Última edição por Shinji Ikari em Seg 21 Jul - 7:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Duplo post em menos de 24 horas.)
Elëssar
Elëssar
Freelancer
Freelancer

Número de Mensagens : 152
Idade : 32
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Aria Sanrevelle Seg 21 Jul - 0:12

Obrigada Elessar,pela correção.
No que quiser ajudar ai seria otimo^^!
Já que vc joga a mais tempo que eu , e está mais familiarizado com a coisa toda.
Aria Sanrevelle
Aria Sanrevelle
Técnico
Técnico

Número de Mensagens : 359
Idade : 35
Data de inscrição : 02/12/2007

http://ephraimsidhe.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Elëssar Seg 21 Jul - 0:37

Aria Sanrevelle escreveu:Obrigada Elessar,pela correção.
No que quiser ajudar ai seria otimo^^!
Já que vc joga a mais tempo que eu , e está mais familiarizado com a coisa toda.

Claro minha cara prima Razz Bom, desculpa ja ir chegando e colocando coisas assim, AHAAH! Mas vou tentar ser útil em alguma coisa por aqui...

Grato...



Agora vou me concertar, hehe...

Diferentes dados são usados para determinar o resultado de eventos em uma seção de O Chamado de Cthulhu. Para jogar este jogo, será necessário possuir ao menos um dado de cada tipo destes listados: 4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados. Você precisará de um dado conhecido como "dado de porcentagem". Este será um dado de dez lados convencional. Os números no jogo são fáceis de serem obtidos. Você sempre saberá qual dado deve rolar ao ver informações como 1D6 ou 3D10.

~~~~

O COMBATE ((vou tentar explicar))

É perigoso e mortal. Quando você é confrontado com os horrores dos Mitos, é em geral uma boa idéia fugir, ou evitar confronto de qualquer maneira. Porém, em alguma situações não há outra opção senão sacar armas e fazer o melhor possível.
As regras de combate são simples. Quando um combate ocorre, todos investigadores, assim como os monstros e personagens controlados pelo Guardião (mestre) agem em uma ordem regulada pelo seu atributo destreza (DES) acrescido do rolamento de um dado de dez faces. Aqueles que obtiverem o maior numero agem primeiro e em prdem decresente.
Um turno de combate não é medido em tempo, e é mais bem descrito como "longo o bastante para que todos os envolvidos possam fazer uma ou duas coisas pertinentes". O decorrer do combate é controlado pelo Guardião, que rege o que um personagem pode ou não fazer. Não existem regras específicas de movimentação.
O Guardiao simplesmente dá a cada participante a oportunidade de fazer alguma coisa rapida o bastante quando chega sua vez.
Quando chega o momento de atacar, seu personagem simplesmente escolhe um alvo e rola a habilidade pertinente.
Se estiver atirando com uma arma, deve especificar qual, e verificar a porcentagem nessa habilidade, como por exemplo "Rifle 50%". Se o personagem estiver tentando socar ou chutar o inimigo, ele deve usar a habilidade apropriada com a margem percentual expressa na ficha.
Assim como em qualquer teste, nos combates vc deve rolar os dados percentuais buscando um numero igual ou menor do que o carlos desginado na ficha do personagem.
Se vc conseguir essa mera, entao atingiu seu oponente provocando o dano apropriado à arma que está usando.
Quando o alvo é atingido, faz-sê o rolamento do dano e subtrai o numero do valor corrente de Pontos de Vida. Se um personagem em um unico dano perder metade ou mais de seus pontos de vida, devera fazer um rolamente percentual abaixo de sua Constituição vezes cinco, para não cair inconsciente. Alguns alvos possuem uma proteção ou resistencia que reduz o valor do dano, fazendo com que o individuo perca menos Pontos de Vida. Isto é raro para um investigador, mas certos monstros e criaturas que você encontrará podem possuir algum tipo de proteção.
Se o seu investigador receber dano, assim que ele chegar a dois ou menos pontos de vida, ele cairá inconsciente devido à gravidade dos ferimentos.
Se o investigador perder pontos que o levem abaixo de -2, ele morre.



Vou citar alguns exemplos de livros e filmes que podem ser usados para exemplificar como deve ser o clima em uma seção de O Chamado de Cthulhu. Obviamente, você nao precisa estar familiarizado com nenhum destes antes de jogar, mas é possivel usá-los como referencia de inspiração.

HP LOVECRAFT
A Sombra sobre Innsmouth
O Horror de Dunwich
Nas Montanhas da Loucura
A Coisa na Soleira da Porta
Dagon
O Chamado de Cthulhu
O Caso de Charles Dexter Ward
O Horror no Museu
O Sonho na Casa Assombrada
Um Sussurro nas Trevas
Os Outros Deuses
Herbert West Reanimator

CLIVE BARKER
Os Livros de Sangue
Renascido do Inferno

FILMES
Alien
Dagon
Madrugada dos Mortos
À Beira da Loucura
Re-Animator
O Chamado
O Enigma do outro Mundo
Call Of Cthulhu 2005 (curta metragem)



Elëssar
Elëssar
Freelancer
Freelancer

Número de Mensagens : 152
Idade : 32
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Fred~ Qua 3 Set - 9:55

Call of Cthullu é bom, mas eu ainda assim prefiro Don't Rest Your Head. Bem mais envolvente na minha opinião; essa "espiral de caos" todo mundo diz que é melhor em DRYH do que em CoC; o universo é mais rico, penso; o fator imaginação e interpretação domina mais; o sistema é bem mais fácil e legal de se jogar; prático de se montar um P.B.F.; de fazer uma partida com o pessoal do condomínio xD; enfim...
Fred~
Fred~
Novato
Novato

Número de Mensagens : 24
Idade : 34
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Aria Sanrevelle Dom 7 Set - 15:38

Andei lendo a historia, as regras e umas opiniões sobre esse sistema. E achei muito interessante mesmo.
Essas coisas me interação demais, loucura, insanidade em um ambiente todo caótico hahahahahaha. Tudo que mexe demais com o cérebro e a sanidade das pessoas. Então já é obvio que curti bastante o sistema.
O nome é meio feinho, bem pouco atrativo, e a capa tb não é lá grande coisas, tinham de trabalhar em cima disso. Maaaaaaaas a historia é maneira, e da vontade de jogar.
Depois vc poderia abrir um tópico aqui pra falar sobre o assunto, já que vc conhece bem. Eu ajudo no que for necessário.
Aria Sanrevelle
Aria Sanrevelle
Técnico
Técnico

Número de Mensagens : 359
Idade : 35
Data de inscrição : 02/12/2007

http://ephraimsidhe.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Elëssar Seg 15 Set - 0:02

(off-topic)
Podemos pensar sobre tal sistema para nosso grupo (ou um futuro grupo), não é Aria?


~~~~~~°


Galera, acho que ainda esse ano vai sair uma tradução do CoC pra genteeeee \o/

Da Devir mesmo, mas vai saber, 25 anos já XD
Elëssar
Elëssar
Freelancer
Freelancer

Número de Mensagens : 152
Idade : 32
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Call of Cthulhu Empty Re: Call of Cthulhu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos