Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Qual é o nome dessa fonte?
Qui 14 Maio - 14:04 por Mike22

» Puta mundo injusto...
Ter 20 Ago - 0:39 por Shinji Ikari

» Desafio Logo Squiak
Sex 6 Jul - 19:41 por rcmcastro

» Desafio Logo Squiak
Sex 6 Jul - 19:39 por rcmcastro

» JOGO: Descubra o anime
Sab 30 Jul - 17:54 por Shinji Ikari


Chrono Trigger - (1995)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chrono Trigger - (1995)

Mensagem por Elëssar em Qua 23 Jul - 9:41

Poxa,vou tentar aqui fazer meu primeiro tópico no forum, e mesmo sendo de um jogo antigo (MUITO), espero que gostem (e tomara que tenha ao menos uma resposta! HAHA) ...



CHRONO TRIGGER


Chrono Trigger é um RPG da Squaresoft lançado em 1995, um ano antes de a produtora de Hironobu Sakaguchi ter deixado de colaborar com a Nintendo para se dedicar à PlayStation.

A história gira em torno de Chrono, um rapaz adolescente ('mudo', tal como o Link) que se vê arrastado para uma aventura de cariz inimaginável: salvar o Mundo de um apocalipse futuro, através de acções em vários tempos. A mecânica das viagens no tempo entre quatro dimensões temporais diferentes torna Chrono Trigger num RPG singular entre os demais títulos do género.

Chrono irá ser ajudado por uma rapariga cientista, uma rapariga da realeza, um robot amigável e um sapo, todos eles membros da sua "equipa" que o vão acompanhar, embora não todos em simultâneo, e que colaboram nos combates.

Desenrolando-se no mesmo espaço mas em tempos diferentes, Chrono Trigger tem no argumento a sua principal característica, já que a forma como resolvemos o jogo tem influência no final do jogo. E olhem que o jogo pode ter até 15 finais diferentes...

Graficamente, Chrono Trigger é uma verdadeira pérola - cenários in game coloridos e detalhados, localizações muito bem desenhadas e pintadas aquando de sequências fora da jogabilidade dinâmica - juntamente com movimentos fluídos das personagens e uma perspectiva vertical que,
ocasionalmente, muda para a horizontal.

No que diz respeito à jogabilidade, temos um RPG muito cativante, onde somos desafiados para combates por criaturas que encontramos pelo caminho e onde podemos pôr em prática as nossas noções de trabalho de equipa e combinar da melhor forma os ataques mais produtivos de cada membro da nossa "comitiva".

A duração é bastante longa - quem quiser ver todos os finais, tem muito jogo pela frente, aqui não há dúvida possível. Chrono Trigger é um jogo para durar e jogar, jogar, jogar...e jogar outra vez.

Infelizmente, nunca foi lançado na Europa, apenas no Japão e EUA.

(Retirado de http://www.nintenforum-pt.com/-snes-chrono-trigger-t-2084.html)



Minha Opinião

O game é tão cheio de qualidades, tão próximo da perfeição em todos os aspectos, que
fica até difícil falar ou escrever sobre ele de forma apropriada. O impacto
desse rpg foi enorme entre os jogadores e se faz sentir até hoje, uma vez que
todo amante desse tipo de jogo conhece Chrono Trigger e reconhece que ele é um
dos melhores já feitos. Quanto à polêmica sobre sua seqüência, Chrono Cross,
muitos dizem que o jogo decepciona, mas particularmente penso que
"apenas" noquesito história Chrono Trigger é imbatível. Esse é Chrono
Trigger: uma unanimidade, uma produção impressionante, um rpg que, por todas as qualidades que agora irei expor, é para mim o melhor do Snes.



Os Gráficos
Os gráficos de Chrono Trigger são simplesmente deslumbrantes, com personagens muito bem desenhados, assim como as armas, as roupas, as paisagens e os inimigos. E não poderia ser diferente, já que as imagens são uma criação das habilidosas e talentosas mãos de Akira Toriyama (o desenhista de Dragon Ball Z). O cabelo espetado do Crono, o aspecto estranho do Glenn, o ar sombrio e misterioso do Magus, tudo isso é possível em grande parte pelas imagens.

Outros exemplos que atestam a qualidade gráfica de Chrono Trigger são o sombrio castelo do Magus e a figura sinistra e malévola de Lavos (em todas as suas formas). Os cenários, além de bem
desenhados, não são repetitivos: cavernas, florestas, desertos, ambientes às vezes futuristas e às vezes pré-históricos. A magias estão, igualmente, de primeira, com efeitos melhores até que alguns jogos do Play 1 (não um FFIX da vida, claro). E tudo isso faz dos gráficos um dos pontos fortes do jogo, aumentado muito a sua diversão.



Os Sons
As músicas de Chrono Trigger são ótimas, muito agradáveis mesmo. Elas conseguem acompanhar o clima do jogo, sendo, por exemplo, tristes ou alegres, dependendo da situação. Perceba que existe uma relação entre cada um dos aspectos do jogo: como eu disse, são vários ambientes em Chrono Trigger, e cada um tem uma música característica. Além disso, a música da batalha está boa, e as músicas-tema dos personagens estão ótimas, ajudando até na construção da personalidade de cada um.

As duas músicas-tema que mais me agradam são a do Magus, com um ar de suspense condizente com o próprio personagem, e a do Glenn, que está perfeita para o cavaleiro. Há também uma boa variedade de músicas e efeitos sonoros, como espadas se chocando ou sons emitidos pelos inimigos (mas não há vozes), o que impede que o jogo fique repetitivo e conseqüentemente sem graça.

O Sistema de Batalha

Chrono Trigger tem um sistema de batalha dinâmico e complexo: do jeito que eu gosto. Dinâmico devido às suas numerosas animações, seja num golpe de espada, num tiro ou numa magia. Isso se deve certamente ao fato de que os fãs sentiram falta de um pouco de ação nos rpg´s mais tradicionais (não rpg/ação, como Zelda), e Chrono Trigger foi um dos primeiros a fazerem isso (inclusive o RPG Maker mais recente também traz essa possibilidade). É dinâmico, ainda, por ter muitos chefes, ao invés daquele número enooorme e irritante de batalhas aleatórias comum, por exemplo, nos primeiros Final Fantasy. E os chefes, além de serem numerosos, exigem um certo conhecimento por parte do jogador, porque cada chefe costuma ter um ponto fraco que é a única forma de derrotá-lo.

O grande número de golpes simples, duplos e triplos é outro ponto forte, deixando sempre a expectativa de ver qual é o próximo golpe, sua força e a animação (alguns são bem legais e devastadores!). Assim, Chrono Trigger acaba tendo o melhor sistema de batalha do Snes nesse estilo clássico, por ser dinâmico e variado.

A História

Chrono Trigger tem uma história complexa e bem desenvolvida, com uma seqüência original e inacreditável de acontecimentos. Basicamente, é a história de sete personagens que por situações variadas se encontram e lutam pelo bem do planeta. Eu sei, eu sei, essa história de defender o mundo que se vê ameaçado por vilões sem caráter é mais velha que Adão e Eva, mas a grande questão, o que faz a história se interessante ou chata, inovadora ou comum, é exatamente a seqüência de acontecimentos e o modo como eles são contados. E acredite: nisso Chrono Trigger é impecável!

A história começa no ano 1000, quando o jovem Crono vai à Festa do Milênio e lá encontra por coincidência Marle, que á a princesa, mas está disfarçada. Então encontram Lucca, amiga de Crono, uma cientista que vive fazendo inventos, e dessa vez apareceu com algo inusitado: um teletransportador. À procura de cobaias (digo, de voluntários), Lucca encontra Marle, que se oferece (no bom sentido!). E é a partir daí que a história começa a ficar boa, porque o pendante da Marle reage de maneira estranha com a máquina da Lucca, e a Marle, ao invés de fazer uma viagem no espaço, faz uma viagem no tempo! Crono e Lucca vão salvar Marle, e os três, agora juntos, descobrem que por trás da viagem no tempo estão acontecimentos sinistros e apocalípticos, e que a origem de tais acontecimentos é um ser alienígena que suga de forma parasitária a energia da Terra.

É muito interessante que Chrono Trigger mistura realidade e ficção de forma genial, porque alguns
acontecimentos da História da Humanidade têm uma explicação própria dentro do jogo. Assim, o meteoro que causou a extinção dos dinossauros na verdade foi Lavos, o tal alienígena parasita, que chegava à Terra. Além disso, o Apocalipse de que fala o Cristianismo é causado também por Lavos, que em 1999 promove uma grande devastação na superfície do planeta. E assim vemos a relação entre realidade e ficção de que falei.



Os personagens de Chrono Trigger são muito carismáticos. Lucca é uma cientista maluca (ih, rimou!), com a diferença de que ela não é do mal, como acontece com a figura imortalizada no cinema e nos cartoons (já viram o cientista maluco que perturba o Pernalonga?). Marle é a princesa, e entra em conflito com seu pai porque ela acha que é uma pessoa antes de ser uma princesa. Uma pessoa com sentimentos, e não uma figura de papel. Ayla é uma mulher das cavernas, e é a mais engraçada dos sete personagens, com seu jeito único de expressar o que pensa (Crono forte. Mim gosta Crono! geek ). Robô, como o nome
indica, é um robô (dâââ! lol! ). E ele tem um defeito(???): é capaz de sentir. emoções (aiquelindo filmes ) Ele se afeiçoa com os outros seis, e até tem um affair com uma ?roboa? (trocadilho interessante...).

Glenn é um cavaleiro que foi transformado em homem-sapo por outro personagem, Magus (a história é longa...). Glenn, ribbit!, é muito poderoso, ribbit!, mas a Marle e a Lucca demoram um pouco pra se acostumar com sua aparência, ribbit!. Crono é o personagem principal, e seu nome tem um forte valor simbólico. Cronus é o Deus do Tempo na Mitologia Grega, então ?Chrono Trigger? é ?gatilho do tempo?, referindo-se às viagens temporais que ocorrem no jogo. Mas eu gosto mesmo do Magus, que pra mim tem a personalidade mais profunda e contraditória de todos. A exemplo do Wolverine, dos X-Men, Magus não é vilão, mas também não é totalmente herói. Além disso, aquele jeito sombrio e até necrófilo, tipo personagem de Edgar Allan Poe, é bem legal, principalmente usando uma foice como arma!

Tem mais um aspecto interessante no jogo, que só percebi recentemente. Se prestarmos atenção na história, veremos que Chrono Trigger aborda a questão da luta de classes. É isso mesmo que eu disse: luta de classes. Assim como existe na sociedade um contínuo conflito de interesses em nome do poder (é só ler jornal de vez em quando...), perceba que, dentro da trama do jogo, na pré-história humanos e répteis (os Reptite, se bem me lembro) lutam pela soberania do planeta. Da mesma forma, no futuro: dessa vez são os robôs que fazem frente aos humanos, que só conquistam a vitória devido a nossa intervenção. Isso tudo me leva a duas conclusões. Primeiro que os bons rpg´s como Chrono Trigger, Zelda etc. ? não são apenas joguinhos bobos?, como insistem alguns preconceituosos, e sim FORMAS INTELIGENTES DE LAZER. Segundo que é sempre bom manter diálogo com pessoas de meios diversos, porque foi um amigo meu, fanático por História, quem chamou minha atenção para esse aspecto do jogo.

Por fim, os finais (desculpe o pleonasmo). Enquanto tem certos rpg´s que eu rezo pra acabarem logo (como Final Fantasy III, do Nes), com Chrono Trigger foi o contrário: logo que zerei, quis detonar de novo. Isso porque o sistema New Game + permite que vejamos mais de 10 finais diferentes! Eu diria, tomando para mim as palavras do Aragorn (leiam o maravilhoso texto dele sobre o dueto Oracle para GBC) que em
Chrono Trigger existe vida após o The End. E nesse aspecto o jogo foi muito feliz, porque é comum a gente passar horas jogando um rpg pra ter como recompensa um final único e sem graça (já jogaram FFV?).



Comentário Final
Dizer o quê?! Chrono Trigger é o melhor rpg do Snes e ponto final!

Quem quizer ver alguns videos, fica a disposição (CLIQUE AQUI!!!)
...


E pra galera que se interessou no jogo, disponibilizo o jogo + detonado (ambos em Português) + emulador... É pikeninim, 3MB só santa ... (CLIQUE AQUI PRA BAIXAR)


Bom galera, valew... ahoy



Grato,

Eron" ((Elëssar))...

Elëssar
Freelancer
Freelancer

Número de Mensagens : 152
Idade : 25
Data de inscrição : 22/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chrono Trigger - (1995)

Mensagem por bizZzerrinho em Qua 23 Jul - 13:54

Melhor RPG da história com certeza.

_________________
ÔÔÔÔÔ O VASCÃÃÃOOO VOLTOOOOUUUU

bizZzerrinho
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 324
Idade : 25
Data de inscrição : 25/02/2008

Ver perfil do usuário http://www.com.br/index.php

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chrono Trigger - (1995)

Mensagem por Elëssar em Qua 23 Jul - 14:05

Eba, um comentário, posso morrer feliz! AHHAHAHAHAH! jocolor

Elëssar
Freelancer
Freelancer

Número de Mensagens : 152
Idade : 25
Data de inscrição : 22/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chrono Trigger - (1995)

Mensagem por Shinji Ikari em Qua 23 Jul - 21:03

O jogo é muito bom mesmo, concordo com grande parte da análise que por sinal ficou muito bem feita.

Quanto a ser o MELHOR rpg da história aí eu já discordo, porém, para o Snes, com certeza é um belo título.

O game conta com mais de um final? Pois eu lembro que o Chrono Chross tinha uns 7 ou algo assim.

_________________


Shinji Ikari
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 833
Idade : 28
Data de inscrição : 02/12/2007

Ver perfil do usuário http://nameless.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chrono Trigger - (1995)

Mensagem por Aria Sanrevelle em Qui 24 Jul - 17:39

Otima apresentação do jogo Eron!
Eu já joguei apenas uma vez, mas não prestei atenção a história e não me apeguei, foi uma jogada como se diz, corriqueira.
Levando em conta a sua empolgação deve ser muito bom mesmo.

Vou baixar e conferir, acabou por me dar vontade!

Aria Sanrevelle
Técnico
Técnico

Número de Mensagens : 359
Idade : 27
Data de inscrição : 02/12/2007

Ver perfil do usuário http://ephraimsidhe.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chrono Trigger - (1995)

Mensagem por bizZzerrinho em Qui 24 Jul - 17:42

Tem se não me engano 11 finais, no remake do PSX os finais são melhores xP

_________________
ÔÔÔÔÔ O VASCÃÃÃOOO VOLTOOOOUUUU

bizZzerrinho
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 324
Idade : 25
Data de inscrição : 25/02/2008

Ver perfil do usuário http://www.com.br/index.php

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chrono Trigger - (1995)

Mensagem por Elëssar em Qui 24 Jul - 19:40

Logicamente eu quis dizer que era a melhor história de RPG do SNES.

Parece que são 15 finais...

E é bem bonzim =]

Elëssar
Freelancer
Freelancer

Número de Mensagens : 152
Idade : 25
Data de inscrição : 22/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chrono Trigger - (1995)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:04


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum