DesignNamelesS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» It's my turn!
A trajetória de PlayStation EmptyQua 22 Jul - 17:10 por Shinji Ikari

» Qual é o nome dessa fonte?
A trajetória de PlayStation EmptyQui 14 maio - 14:04 por Mike22

» Puta mundo injusto...
A trajetória de PlayStation EmptyTer 20 Ago - 0:39 por Shinji Ikari

» Desafio Logo Squiak
A trajetória de PlayStation EmptySex 6 Jul - 19:41 por rcmcastro

» Desafio Logo Squiak
A trajetória de PlayStation EmptySex 6 Jul - 19:39 por rcmcastro


A trajetória de PlayStation

Ir para baixo

A trajetória de PlayStation Empty A trajetória de PlayStation

Mensagem por Shinji Ikari Qua 5 Dez - 20:02

Fonte: Wikipédia


PlayStation, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Extremamente popular, é tido como o grande responsável pela popularização dos jogos eletrônicos em CD-ROM. Desde o seu lançamento até 2004 (quando sua produção fora extinta), o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades.

O console fora seguido do PSOne (uma versão reduzida), PlayStation 2, PlayStation Portable, e o atual PlayStation 3.



História
A origem do PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava um acessório de CD para o Super Nintendo. A Sony fora acionada para fabricar o acessório, mas vários desentendimentos entre as duas empresas fizeram a Nintendo optar por trocar a Sony pela Philips. O aparelho já se encontrava em avançado desenvolvimento e a Sony decidiu lançá-lo no mercado como um console de Videogame independente, fazendo esse anúncio em 1993. A Nintendo tentou medidas judiciais para impedir o lançamento e a fabricação, mas perdeu em várias instâncias nos Estados Unidos e Japão.

Com o lançamento em 1995, a maioria dos jogos disponíveis foram bem-vendidos (Toshinden, Ridge Racer, Twisted Metal). Logo a maioria dos fabricantes resolveu apoiar a Sony, visto que a Nintendo manteria os cartuchos no Nintendo 64 e jogos para o console da Sega, o Saturn, eram de difícil desenvolvimento. Cerca de 7743 jogos foram lançados para o PlayStation.

Em 23 de Março de 2006, a Sony anunciou o fim da produção do PlayStation. Os jogos já haviam deixados de serem produzidos desde 2004.



Versões
O primeiro PlayStation ou PSX possui um estilo típico para sua época, uma "caixa" cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM e ranhuras para memory cards(cartões de memória que armazenam informações dos jogos) e entradas para joysticks. O console passou por uma re-estilização em 2000, ficou menor e com linhas arredondadas sendo chamado de PSone.



Especificações
-CPU: 3000A (R3051) 32bit RISC rodando a 33.8 MHz
-GPU 3D: embutida na CPU, capaz de fazer 300.000 polígonos por segundo e mapear 200.000 polígonos texturizados.
-GPU 2D: separada da CPU num chip próprio. Capaz de gerar até 16.7 milhões de cores, com resolução em até 640x480.
-Som: pode tocar fontes em PCM com 24 canais e qualidade de CD (44.1 Khz). Suporta o formato MIDI.
-Memória: 2 megabytes de RAM, 1 megabyte de RAM dedicada a vídeo.
-CD-ROM: 2x, toca CDs de audio.
-Multiplayer: permite que até 8 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.



Sucessores
Atualmente fabricado na sua segunda versão, o PlayStation 2 foi lançado em 2000 com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possui a capacidade de tocar filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. A segunda versão também passou por uma re-estilização no final de 2004, sendo 60% menor e chamado de Playstation 2 Slim. Graças à grande biblioteca de jogos, o PS2 também vendeu mais de 100 milhões de unidades, superando de longe seus concorrentes Xbox (24 milhões) e GameCube (21 milhões).

Lançado em 2005, o PSP - PlayStation Portable é a versão portátil do PlayStation. É voltado ao público adulto, e pode reproduzir filmes, visualizar imagens de câmeras digitais, tocar músicas no formato MP3, além de, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. O PSP (forma abreviada) está concorrendo com o Nintendo DS, apesar de estar atrás no número de vendas contra o portátil da Nintendo.

Foi lançado em 2006 o PlayStation 3, com recursos avançados do chip Cell e armazenamento em discos Blu-Ray, o novo formato de midia da Sony. O Blu-Ray concorre com o HD DVD da Toshiba, que tem apoio da Microsoft e suporte por um drive externo no Xbox 360.
Shinji Ikari
Shinji Ikari
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 833
Idade : 35
Data de inscrição : 02/12/2007

https://nameless.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos